quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mais um dia na Terra da Oportunidade Perdida.

Portugal é um país de Merda.
Não tem um quotidiano de merda... isso são os ingleses.
Não tem uma história de merda... isso são os alemães e os americanos.
Não tem um temperamento de merda... isso é com os espanhóis e franceses.

Mas é um país de merda. Porque nada funciona.
A justiça não funciona, o meritocracia não funciona, a democracia não funciona, a economia não funciona.

Li há uns tempos que o problema de Portugal era meramente geográfico. Nós achamos que somos a mais atrasada nação da União Europeia. Mas na verdade somos o mais avançado dos países africanos.
Também acho isto uma treta. Típica de quem gosta de escrever sobre Portugal com o distanciamento de quem se acha estrangeiro, muito embora cá viva, cá tenha nascido e cá respire.

Não que eu tenha esse problema. Era suposto eu ser Dinamarquês. A culpa é toda dos meus pais.

O que me dói mesmo é sermos um povo decente, num país de merda.
Gosto cada vez mais de emigrantes. A sério.
Gosto de os ver. Trabalhando lá fora, tendo sucesso, e tendo saudades de Portugal como se valesse mesmo a pena. Não há nada como a distância para realçar o lado romântico da coisa.
Sei como é, quando viajo. Mesmo que esteja em sítios em tudo superiores.

É. Não acredito em raças superiores... mas não me venham com tretas. Há culturas superiores e há educações superiores.

Acima de tudo, há organizações superiores.

Quem me dera que Portugal funcionasse. Um povo meio-termo, nem louro nem moreno, nem árabe nem nórdico, nem alto nem baixo, nem rico nem pobre... bem no meio, bem na virtude... com este solzinho num país que funcionasse bem.

Que colocasse os melhores de nós no governo, em vez de lá colocar os mais incompetentes e inaptos.
Que fosse capaz de vigiar concursos públicos.
Que tivesse força para condenar corruptos.
Que soubesse ter energia para apreciar cultura.

Não era muito difícil. Um povo meio-termo como o nosso. Num país que... funcionasse.
Assim tipo... a Irlanda.

Era tão bom não era?
Mas não é. Somos um povo até com algum encanto, enfiado num país de merda. E como achamos que é uma fatalidade estarmos enfiados num país de merda, nada fazemos.

Por isso, da mesma forma que os Estados Unidos são a terra da oportunidade nós somos a terra da oportunidade perdida. Orgulhosamente. Há centenas de anos.

Feliz debate do estado da nação a todos.
Que haja uma praga de pombos incontinentes dentro da assembleia.
É o que todos mereciam...

...Mas não me liguem.
Hoje a primeira coisa que ouvi na rádio foi o ministro dos assuntos parlamentares a falar de esperança.
Depois fiquei assim.

2 comentários:

Paula disse...

Pombos incontinentes era pouco! É nestas alturas, que acho que os elefantes deviam ter asas. Aí sim.
Que haja uma praga de elefantes incontinentes e/ou com uma grande soltura de intestinos, dentro da assembleia.
E se o nosso país continuar assim, vamos morrer orgulhosamente sós.
Que nos serve de muito...
:)
Bjs!

Anónimo disse...

Quem tem algum nivel não se mete na politica. Politica é para os barrascos sujos e deslavados.

abraço