sexta-feira, 11 de julho de 2008

O que é Nacional podia ser bem pior...

Eu sei que um dos meus primeiros posts pôs um pouco o dedo na ferida da auto-estima nacional.
Assim, sendo, tenho de começar a desanuviar um pouco o meu senso crítico, sob pena de este blog deixar de ser lido por cidadãos lusos e passar a ser motivo de regozijo para nações que estão habituadas a “dar-nos bailinho” como a França, a Espanha, a Alemanha ou, porque não dizê-lo, a Madeira.

Para levantar a nossa auto-estima não há nada como ir ao nosso bas-fond cultural e comparar com a porcaria toda que vem lá de fora. Nomeadamente do Brasil, a quem agora fazemos o favor de “ajeitar” o nosso idioma com um novo acordo ortográfico.
Há muita gente que ainda diz que é alérgica a musica Pimba, que não canta refrões do Quim Barreiros ou do Tony Carreira, que foge do Emanuel como o diabo foge da Cruz...
...mas que em qualquer baile de finalistas ou viagem pelo nordeste brasileiro canta “Musica Sertaneja” como se fosse o Hino Nacional.

Ora isto está errado. E a todas essas pessoas (e são muitas) aconselho a ouvirem e a cantarem com a mesma paixão qualquer xaropada do Marco Paulo que estarão melhor servidas.
Porque se a qualidade musical é idêntica, só muda a sapiência das palavras. E entre a dúvida de afectos estampada nesse sofredor acto de contrição que é “Eu tenho dois amores” ou esse pungente apelo temperado de coita de amor que dá pelo nome de “Maravilhoso Coração”, encontraremos sempre melhor poesia do que em qualquer êxito de Verão como este:

“E digo o que ela significa pra mim
Ela é um morango aqui no nordeste
Tu sabes não existe sou cabra da peste
Apesar de colher as batatas da terra
Com essa mulher eu vou até pra guerra”

Nas sábias palavras de António Raminhos: “Que é esta merda?”
  • Erro nº1 – O que raio é que os morangos têm de tão atraente para serem usados como termo de comparação para a beleza feminina.
    O morango é uma coisa tão rara no nordeste brasileiro?
    Esta letra é válida para quem não gosta de morangos?
  • Erro nº2 – O poeta expressa nesta música a sua adoração por uma mulher, mas ele próprio não sabe bem onde se situar no mapa sexual. Afinal de contas, no 3º verso ele não só se afirma como uma mulher devassa -“cabra”- com doenças venéreas -“da peste”- como ainda por cima lança suspeitas sobre a sua própria existência “tu sabes não existe”.
  • Erro nº3 – Toda a construção gramatical deste 3º verso desafia as regras do português tanto ou mais quanto os seios da Madonna desafiam a lei da gravidade.
  • Erro nº4 – Qual é o problema de colher as batatas da terra?... É defeito? É pouco sensual?
    Quem não se excita a ver uma mulher a fazer trabalho braçal? O que eu me inebriei de excitação ao ver a Maria Fernanda Cândido lavando roupa, a Sophia Loren cortando tomates, ou qualquer briga de gajas na lama?

    O que há de menos digno em colher batatas na Terra?
    A minha avó colhia batatas da terra, e não me lembro de mulher mais linda!
    ...Sobretudo quando a via a brigar na lama!

Mais exemplos nos próximos posts.
"Passar bem!"

5 comentários:

Lúcia Isabel Ribeiro Sousa disse...

enquanto não encontrarem, em terras de pebolim (É MATRAQUILHOS!!), homem que demonstre tamanho anseio pela "garagem da vizinha" como o Quim Barreiros ou mulher que os mande "chupar no dedo" como a Ruth Marlene, não há nada que nos meta medo.

Anónimo disse...

Genial!

NO entanto letras à séria são e sempre serão as de graciano saga, o homicida da musica portuguesa. O homem que mais gente mata por letra cantada. O profeta do apocalipse que faz escorrer sangue pelas pautas abaixo. O cangalheiro de serviço que utiliza termos como "hospital", "choque frontal", "esmagado", "corpo desfeito"

Se isto não é poesia lirica não sei o que será.

abraço

Paula disse...

A ver vamos, se qualquer dia não ouvimos aquele anúncio das massas, a soar mais ou menos assim:
"O qui é nacionáu, é gostoso"...
:)
Bjs!

Gustavo Vieira disse...

Um abraço ao recém-bloguista. Uélélé!!!

JPinto disse...

Muito bom! Bem vindo à blogosfera.


Abraço